FASHION DOCUMENTARIES


O cinema é a arte que além da literatura permite uma maior e mais dinâmica apreensão da realidade, especialmente se for do género documental. Portanto achei por bem revelar alguns dos que já vi, e outros que anseio ver, nestes últimos anos que a meu ver, têm sido bombardeados por filmes/documentários sobre moda. Um documentário à partida mostra um retrato mais fiel à realidade que um filme, é óbvio que nunca se livra da lente e do enfoque dado pelo realizador, mas tende a ser ou biográfico, ou factual, procurando compactar em pouco mais de uma hora, uma vida, ou uma fase dela de alguém relevante, potencialmente conhecido, ou ainda explorar uma realidade obscura, para despertar as consciências mais alheias a essa realidade, que pode nem ser assim tão distante da nossa.
De todos estes o da Carine por parecer tão pessoal e delicado é o que tenho maior curiosidade em assistir, por cenas como esta ou esta. Além destes estão disponíveis outros como o tão comentado House of Versace (2013) assistir aqui, que parece estar a dar muito que falar, mas achei que se afastava um pouco do conceito que pretendia explorar aqui, por se basear num livro, e não em reportagens e testemunhos próprios.
Para quando um documentário sobre trendsetters, ou as forças invisíveis controladoras da indústria, penso que ainda nada foi explorado em termos cinematográficos nesse âmbito.

Girl Model (2011) Assistir online aqui


In Vogue: The Editor's Eye (2012) Assistir online aqui

Mademoiselle C (2013) Assistir online aqui

A moda evolui reinterpretando o passado, e nesse sentido alguns dos mais marcantes documentários que já pude assistir, também se encontram disponíveis na sua maioria no Youtube, como o do Alexander McQueen e da Isabella Blow McQueen and I (2011) aqui, que apesar de terminar com o suicídio de ambos, apresenta o percurso de ascensão daquele que foi considerado por muitos o génio punk da moda londrina. A BBC tem também títulos sugestivos embora menos recentes como The Secret World of Haute Couture (2007) aqui. Para os adeptos de música e moda, a minha sugestão recai sobre Gaga by Gaultier (2011) aqui.
Num comentário crítico aos que já assisti, destacar a influência da mente criativa da Vreeland, na construção de um novo paradigma para a indústria da moda, que acabaria por desembocar em todo processo de globalização, em que as ideias se estendem aos mais avançados meios de tecnologia, e o facto de que alguém que nunca teve uma escolaridade, ou um curso, ter tido a ousadia de contar histórias através de imagens, de uma forma belíssima e muito vanguardista para a sua época que teria necessariamente de passar para a posteridade.
Quanto às modelos russas, menores de idade, que voam para Tóquio, na tentativa de arranjar um emprego em moda, é um documentário cru, triste, mas que capta bem a frustração, a emotividade das personagens, que se vêem forçadas a um destino, que elas próprias não podem controlar, e o mais curioso de tudo, são levadas por uma rapariga, que também já passou pela mesma situação que elas estão a passar. Serve para reflectir sobre os perigos camuflados, e os sonhos efémeros, de que a moda também se alimenta.


:UPDTADE:

Dior and I (2014) Assistir online aqui


Iris (2014)

1 comentário:

  1. Obrigada por este post João!!
    Vou guardar nos favoritos para ver tudo com tempo!!

    www.hiimab.com

    ResponderEliminar